Os profissionais da área da educação bem como da área da saúde, em parceria multidisciplinar, psicopedagogos, neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, etc., estão a contribuir para prevenção, diagnóstico e intervenção de situações que surgem em diferentes fases da vida.


A aprendizagem, ocorre desde o nascimento já nos primeiros meses de vida, aprendemos a nos comunicar, falar, andar e comer, para isso usamos estruturas biológicas, psíquicas e emocionais, que compõe o comportamento humano, onde desenvolvemos habilidades.
desde a infância.


Mas, em alguns casos, essa evolução do aprendizado não ocorre da mesma forma como via de regra, acontecem então, as dificuldades e transtornos no aprendizado reflete o comportamento e por sua vez os relacionamentos.
Quando tais dificuldades não são valorizadas e a família rotula comportamentos como sendo apenas “preguiça “, “teimosia”, “temperamental”, “vive no mundo da lua”, “esta ligado no 220vlts”, tais comportamentos vão se agravando com o passar do tempo, principalmente se não houver acompanhamento adequado.


Portanto, aprender nem sempre é fácil, para algumas crianças ou adolescentes fatores neurológicos e emocionais, contexto familiar, ambiente escolar, necessitam ser reformulados, acompanhados e diagnosticados.


Mas não pense que somente quem tem problemas visíveis precisa procurar tais profissionais, o bom seria que todos pudessem ter acesso as informações preciosas dos mesmos, uma boa conversa, uma consulta preventiva, pode auxiliar e muito os pais na educação dos filhos.
Não espere que as coisas se agravem, busque auxílio e perceba os benefícios do acompanhamento dos profissionais especializados.

Merison Carmo
Graduada em Pedagogia pós graduada em
Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional.
Coordenadora Pedagógica em Escola de Educação Infantil
MBA em Coach

Author

Lucas Bassualdo, entusiasta em Marketing Digital e atendimento, sou apaixonado pelo universo infantil e atuo como Palhaço a mais ou menos 10 anos, algo que me trás vida. Sou pai da Júlia, uma mini palhaça e mega comunicativa, mas graças a Deus é linda igual a mãe!

Write A Comment