Você sabia que incentivar seus filhos ao amor pela leitura é um grande favor que você pode fazer para eles e para toda a sociedade?

A leitura, estimula o desenvolvimento mental melhora todas as funções cognitivas e de entendimento, o senso crítico, a imaginação, a originalidade e a lógica, aumenta o vocabulário, estimula a imaginação e criatividade.

A leitura estimula as crianças a converterem palavras em ideias, bem como a linguagem (tanto oral, quanto escrita), estimulando a consciência de si mesmo e do outro através da empatia contribuindo nos relacionamentos interpessoais, proporcionando várias vivências emocionais, estimulando o raciocínio, a imaginação e a curiosidade.

Diferente da televisão ou celular, um livro não oferece todas as imagens de cenários, ações e personagens. Por isso, ele não pode ser substituído por um desenho ou filme, ou perderia sua capacidade de incentivo a criatividade.

Os pais e responsáveis pela criança são os maiores influenciadores desta prática saudável, mas como ensinar o que não se faz?


O exemplo é o melhor professor das crianças.
Mesmo que vocês pais não tenham muito tempo ou o hábito da leitura, ainda assim, é melhor incentivar do que não incentivar as crianças a lerem. Quem sabe este será o momento de desenvolverem juntos como família este hábito. Uma família de leitores ávidos.

O primeiro passo para formar leitores é ter LIVROS EM CASA. Caso não tenha espaço para um cantinho da leitura, pode ser uma estante ou um baú da leitura.
Lembrem-se que a educação é um INVESTIMENTO, em se tratando de aprendizado, conhecimento, educação… Melhor economizar no lazer do que na educação.

Com crianças pequenas a indicação é para que os pais leiam para os filhos, escolham o dia e o momento de forma que seja agradável e crie memórias afetivas boas entre pais e filhos deste momento.

Muitas histórias são carregadas de princípios éticos e morais que podem ser utilizados como bons exemplos.

Vale livro emborrachado para hora do banho, também os que incluem fantoches, sons, adesivos e atividades.
Que tal fazer uma coleção com seu pré -adolescente?
Presentear um jovem com obras que tratam de planejamento e futuro, ou aquela amiga gourmet com um belo ilustrativo livro de receitas.

O gosto pela leitura pode florescer em qualquer fase da vida, são muitas opções, faixas etárias e gostos culturais.
Mas é na infância onde mais fácil pode-se incucar este hábito salutar.
A leitura pode ser o novo passatempo da família. Vamos ler!

MerisonCarmo #Neuropsicopedagoga #LifeCoaching #Pedagogia #Neurociência #PsicologiaCognitiva

Author

Lucas Bassualdo, entusiasta em Marketing Digital e conexões, sou apaixonado pelo universo infantil e atuo como Palhaço a mais ou menos 10 anos, algo que me trás vida. Sou pai da Júlia, uma mini palhaça e mega comunicativa que nasceu a minha cara, mas graças a Deus tem saúde! hehehe

Write A Comment